sábado, junho 04, 2011

[Resenha]Harry Potter e a pedra filosofal - J.K Rowling

Com toda essa Euforia em torno de HP7, Estamos entrando em um Desafio bem legal onde o Objetivo e ler os sete livros e Resenha todos eles antes da estreia de Relíquias da morte Part.2 (15/07)

A boca de Hermione estremeceu e ela correu de repente para Harry e o abraçou.

- Hermione!
- Harry, você é um grande bruxo, sabe?
- Não sou tão bom quanto você - disse Harry, muito sem graça, quando ela o largou.
- Eu! Livros! E inteligência! Há coisas mais importantes, amizade e bravura e, ah, Harry, tenha cuidado!
Pag- 245

Como não podia deixar de ser, a primeira resenha é do primeiro livro da maravilhosa série da RowlingHarry Potter e a Pedra Filosofal. Embora a obra seja considerada infanto-juvenil, é cada vez maior seu sucesso entre os adultos, por se tratar de um história que envolve muita aventura e suspense.
O primeiro livro da série nos apresenta o mundo mágico que Harry Potter, com onze anos completados, ainda não conhecia, pois vivia até então com seus tios ”trouxas” (designação para quem não é bruxo). Entre outros aspectos, essa obra auxilia no processo emancipatório da “criança” (e de alguns adultos também!). De um menino desprezado pelos seus tios (remetendo a clássicos como ”Patinho Feio” e ”Cinderela” – ele vive em meio às cinzas e poeira em um armário embaixo da escada), Harry, através de um evento “sobrenatural” (convite por coruja-correio para ingressar na Escola de Bruxaria de Hogwarts), passa a herói famoso de um mundo mágico onde, com apenas um ano, “derrotou” o maior bruxo das trevas da época (Lord Voldemort). Além disso, ao ingressar na Escola de Bruxaria, Harry aprende que as normas devem ser seguidas mas, também, questionadas ou até mesmo transgredidas quando não objetivam o bem comum, apenas servem como reforço da autoridade existente.
Aceitando o convite de Hogwarts, o bruxinho (e nós!) é introduzido ao mundo da magia, onde começa a viver sua grande aventura e a descobrir sua verdadeira identidade. O que torna essa história tão cativante? É que, embora seja um mundo mágico, há muitas características que marcam sua verossimilhança com o ambiente “normal” em que vivemos, isto é, Potter, como estudante, tem aulas, disciplinas, provas, deveres de casa, bons e maus professores, além de toda a problemática típica de criança (Quem sou eu? O que é o bem e o mal?, etc). É um obra leve, envolvente, que te prende até a última frase, deixando o gostinho de “quero mais” para o próximo livro.


Para uma mente bem estruturada, a morte é apenas a aventura seguinte!


Editora: Rocco
Autor: J.K. Rowling
Número de páginas: 263
Avaliação: ♥♥♥♥♥

Um comentário:

  1. Oii, Fran!
    Eu também estava um pouco sumida. Tudo bem com você? E nossa parceria?

    Ótimo desafio! :)

    Beijos!

    Nataly Nunes
    www.critiquinha.com.br

    ResponderExcluir

About